As 10 Fotos Mais Caras Do Mundo

Ooee! Tudo bem com você?


É muito comum pensarmos em obras de arte sendo vendidas por milhões.

Mas se eu disser que já pagaram $6.500.000 em uma única foto!


E essa não foi a única a ser vendida por essa quantia, olha só essa lista que separei pra você:


10. Cindy Sherman, Untitled Film Still 48

$2.965.000

© Cindy Sherman – Untitled Film Still 48

Untitled Film Stills de Cindy Sherman é um conjunto de setenta fotografias em preto e branco nas quais a artista posou sob a forma de várias personagens femininas genéricas, entre elas, ingênua, trabalhadora, vampira e dona de casa solitária.


Encenadas para se assemelharem a cenas de Hollywood dos anos 1950 e 1960, film noir, filmes B e filmes de arte europeus, as imagens impressas imitam em formato, escala e qualidade as muitas vezes encenadas “fotos” usadas para promover película.


Essa foto retrata uma garota de saia xadrez e tênis, o que confere a uma estudante um tipo particular de inocência. Ela também acompanha uma mala ao seu lado e parece estar esperando carona ou um ônibus.


Ela foi vendida por US$2.965.000 em maio de 2015.


9. Richard Prince, Untitled (Cowboy)

$3.077.000

© Richard Prince - Sem título (Cowboy)

A ideia do projeto que desafiaria tudo o que é sagrado sobre a propriedade na fotografia veio a Richard Prince quando ele trabalhava no departamento de folhas de lágrimas na Time Inc.


Enquanto ele desconstruía as páginas das revistas para os arquivos, a atenção de Prince foi atraída para os anúncios que apareceu ao lado de artigos. Um anúncio em particular chamou sua atenção: a imagem machista do Homem de Marlboro cavalgando sob um céu azul.


E assim, em um processo que passou a chamar de refotografia, Prince fotografou os anúncios e recortou as letras, deixando apenas o icônico cowboy e seus arredores. O fato de o príncipe não ter tirado a foto original significava pouco para os colecionadores.


A imagem foi vendida na Sotheby's New York em 2014 por US$3.077.000.


8. Andreas Gursky, Chicago Board of Trade II

$3.298.755

© Andreas Gursky - Chicago Board of Trade II

Chicago Board of Trade II é uma fotografia colorida do artista alemão Andreas Gursky feita em 1999. Ela foi criada seguindo seu processo usual de tirar várias fotos do mesmo assunto e, em seguida, manipular e mesclar os resultados digitalizados por computador. Essa foto teve uma edição de seis cópias, duas das quais estão na Tate Modern , em Liverpool. Há também uma cópia no Museu de Arte Contemporânea , em Chicago.


Chicago Board of Trade II foi vendida por $3.298.755 em junho de 2013.


7. Andreas Gursky, 99 Cent II Diptychon

$3.346.456

© Andreas Gursky - 99 Cent II Diptychon

A obra de arte 99 Cent II Diptychon de 2001 é uma fotografia colorida em duas partes feitas por Andreas Gursky originalmente provavelmente em 1999, já que a obra é às vezes chamada de "99 cent.1999".


A obra retrata o interior de um supermercado com vários corredores retratando mercadorias resultando em uma obra colorida. O trabalho é alterado digitalmente para reduzir a perspectiva. A fotografia é uma impressão cromogênica colorida ou c-print . É uma obra em duas partes, também chamada de díptico. Foram 6 conjuntos feitos e montados em vidro acrílico. As fotografias têm um tamanho de 2,07 por 3,37 metros.


Foi vendido em Londres em 2007 por $3.346.456.


6. Jeff Wall, Dead Troops Talk

$3.666.500

© Jeff Wall - Dead Troops Talk

Oficialmente intitulada “Dead Troops Talk (A Vision after a Red Army Patro Near Moquor, Afeganistão, Winter 1986)” (Tropas mortas falam (uma visão após um Patro do Exército Vermelho perto de Moquor), Afeganistão, inverno de 1986), esta imagem é uma obra encenada e digitalmente por Jeff Wall em 1992. Os modelos foram filmados em um estúdio e colocá-los digitalmente na paisagem ao ar livre.


A fotografia retrata um campo de batalha com soldados voltando à vida. Os homens mostram uma gama de respostas emocionais à sua transcendência recém-descoberta, do humor à confusão. Em um estranho paradoxo, as tropas parecem mais preocupadas com as relações interpessoais do que com o significado histórico de suas próprias ações.


A imagem foi vendida por $3.666.500 em 2012. A foto é translúcida colocada em um Lightbox.


5. Gilbert & George, To Her Majesty

$3.765.276

© Gilbert & George - Para Sua Majestade

Esta obra dos artistas britânicos Gilbert Prousch e George Passmore, conhecidos coletivamente como Gilbert & George, é uma impressão de prata gelatinosa que foi vendida em Londres por $3.765.276 em 2008.


4. Cindy Sherman, Untitled #96

$3.890.500

© Cindy Sherman, Untitled # 96, 1981

Untitled #96 é uma fotografia feita pela artista visual americana Cindy Sherman em 1981. É conhecida como parte de Centerfold Series.


É um autorretrato de uma jovem Cindy Sherman vestida com roupas de estilo "retro". Ela está deitada no chão e seu olhar está fixo fora da câmera. O tom laranja da foto das cores laranja-escuro e claro de suas roupas dá à foto um certo tom.


A foto foi vendida por $3.890.500 em 2011.


3. Richard Prince, Spiritual America

$3.973.000

© ️Richard Prince - Spiritual America

Esta imagem também vem com seu quinhão de polêmica.


Spiritual America é uma fotografia de Brooke Shields nua de 10 anos. Foi originalmente tirada por Gary Gross. Richard Prince então tirou a fotografia, colocou-a em uma moldura dourada e a exibiu sem qualquer comentário sobre ela.


The Tate deveria exibir Spiritual America como parte de sua exposição Pop Life, Art in a Material World . Policiais viram a cobertura da exposição nos jornais. Eles consultaram o Crown Prosecution Service e decidiram evitar qualquer violação da lei de obscenidade, forçando a Tate a encerrar a obra.


Spiritual America não foi mostrado na Tate como parte de sua exibição Pop Life, mas foi substituída por Spiritual America IV - uma foto de uma Brooke Shields adulta, de biquíni.


A imagem foi vendida na Christie's Auction House em Nova York em 2014 por $3.973.000.


2. Andreas Gursky, Rhein II

$4.338.500

© ️Andreas Gursky - Rhein II

Rhein II é uma fotografia colorida feita pelo artista visual alemão Andreas Gursky em 1999. Na imagem, um rio (o Baixo Reno) flui horizontalmente no campo de visão, entre campos verdes planos, sob um céu nublado. Detalhes estranhos como passeadores de cães e um prédio de fábrica foram removidos pelo artista usando a edição digital.


Em 2011, uma impressão foi leiloada por $4.338.500 milhões.


1. Peter Lik, Phantom

$6.500.000

© ️Peter Lik - Phantom

Peter Lik pode alegar que vendeu a foto mais cara do mundo, com o Phantom por $6.500.000.

Ele tirou esta imagem na área conhecida como Antelope Canyon no Arizona, EUA.


Sua posição como a fotografia mais cara já vendida é debatida porque o comprador era

“particular e anônimo”, o que significa que a venda não pôde ser verificada.


Espero que tenha gostado!


Até uma próxima! 👋🏼


> Veja Também: Cursos

> Conheça: Marco Lut no YouTube

Como posso te ajudar?

Todos os Direitos Reservados ©

Marco Lut - Fotografia Imobiliárias & Fine Art | contatomarcolut@gmail.com